Make your own free website on Tripod.com
Home | LITORAL DO PIAUÍ | SETE CIDADES | PARNAÍBA-PI | LAGOA DO PORTINHO | PEDRA DO SAL | COMO NOS ENCONTRAR | Contato Jericoacoara delta do Parnaiba Lençóis Maranhenses

Jericoacoara Delta do Parnaíba Lençóis Maranhenses Serra da Capivara Rota das Emoções

LAGOA DO PORTINHO

Conheca a Lagoa do Portinho com Morais Brito - A Marca do Delta ligue: (86) 3321 1969

SERRA DA CAPIVARA JERICOACOARA LENÇÓIS MARANHENSES E DELTA DO PARNAIBA

Lagoa do Portinho um paraiso ecológico em Parnaíba-Pi

Lagoa do Portinho

Cercada de dunas que se movimentam com a ação dos ventos, a Lagoa do Portinho é um dos mais belos cenários da natureza turísticas Piauiense. Suas águas escuras contrastam com as areias brancas, a vegetação e um Olho Dágua surge para dar vida à lagoa.
Ideal para a pratica de esportes náuticos, como o Jet Ski e o Windsurf, a Lagoa do Portinho possui em suas margens barzinhos aconchegantes e uma Colônia de Férias com opções de hospedagem, alimentação, entretenimento e passeios de barco.


LENDA DA LAGOA DO PORTINHO ( MACYRAJARA )

Macyrajara era uma linda jovem de olhos amendoados e cabelos longos. Seu pai era o chefe Botocó da tribo dos Tremembés, que habitavam as terras da margem direita do Igaraçu até o mar.
Macyrajara conheceu Ubitã, jovem guerreiro pertencente a uma tribo inimiga da sua, que habitava a planície litorânea. Os dois se apaixonaram e passaram a se encontrar às escondidas.
O pai de Macyrajara tomou conhecimento e, discordando daquele amor, mandou prendê-la numa oca vigiada por sete guerreiros.
Ubitã, louco de saudades, procurou em oração se aconselhar com o deus Tupã. E à noite, quando dormia, Tupã lhe disse que Macyrajara estava presa e que ele não fosse procurá-la porque podia morrer.
O destemido guerreiro, levado pela paixão, não ouviu os conselhos de Tupã. E, ao anoitecer, saiu à procura de seu grande amor. Ao chegar próximo à oca, foi atingido no peito por uma flecha inimiga, tendo morte imediata.
Macyrajara, ao tomar conhecimento da tragédia, saiu correndo e desapareceu na escuridão da noite. Três dias após vagar pelas matas, parou em um olho-dágua. Naquele momento, começou a chover, ela, então, cheia de dor e tristeza, começou a chorar. Ali suas lágrimas e a chuva se juntaram à aquelas águas que corriam.
Tupã, apiedando-se dela, transformou suas lágrimas no rio que separou as duas tribos.
Hoje, aquele rio chama-se Portinho e separa as terras de Luís Correia das de Parnaíba.

INFORMAÇÕES CADASTRO E RESERVAS CLIQUE AQUI

lagoa do portinho - Parnaiba - Piaui

VEJA VÍDEO DO DELTA DO PARNAIBA

Clique aqui Lagoa do Portinho

VISTA AEREA DA LAGOA DO PORTINHO PARNAIBA-PI

DELTA DAS AMERICAS, DELTA DO RIO PARNAIBA, JERICOACOARA,LENCOIS MARANHENSES,ILHA DO CAJU,SETE CIDADES,SERRA DA CAPIVARA,UBAJARA,LITORAL DO PIAUI,BARREIRINHAS,TUTOIA,CAMOCIM,FORTALEZA,CEARA,TERESINA,PIAUI,SAO LUIS,MARANHAO.ALUGAMOS: BARCOS,LANCHAS E VEICULOS 4X4.